Uma das tarefas mais difíceis dos profissionais que trabalham com Maternal é conseguir equilibrar o “cuidar” e o “educar”. De um lado estão a proposta pedagógica, a construção do conhecimento e as ferramentas de estímulo para favorecer o desenvolvimento infantil. Do outro, estão o carinho, o afeto, atividades de rotina, como a alimentação, e o inevitável envolvimento com as crianças. Equilibrar tudo isso não é tarefa fácil. Mas esse é o grande desafio do educador e deve ser encarado com determinação e vontade de aprender sempre mais, neste período de adaptação às rotinas do colégio Adventista de Americanópolis há a necessidade de se orientar, estimular com amor e paciência, aos novos compromissos das crianças.

 

 

Continue Lendo...

Mais um ano de trabalho se inicia, com ele também iniciam as atividades da pré-escola. Os primeiros dias de retorno a este ambiente ficam conhecidos pelo período de adaptação pelo qual criança, família e escola passam.

“A criança está deixando a convivência com seu ente familiar para ir a um ambiente que lhe é estranho, portanto, precisa se sentir acolhida. Para tanto é essencial que o educador crie um vínculo efetivo com o pequeno, de forma que a criança perceba essa transferência de cuidado, afeto e confiança. O abaixar para falar com a criança, o olhar para ela nos olhos, o conversar sobre o que está acontecendo, o reconhecer o sentimento dela naquele momento, o esperar pelo seu tempo, o brincar, a interação lúdica como recurso de aproximação, o colocar o limite necessário com firmeza de alguém que quer ajudar são algumas indicações importantes para que o novo aluno sinta-se acolhido e escutado”

Durante a adaptação a professora auxilia a criança a familiarizar-se com os novos horários do sono, alimentação e banho, buscando um equilíbrio dos seus hábitos e costumes, aproximando-os gradualmente até acomodá-los a rotina da creche.

É importante nesta fase que todos, pais e educadores, possam compreender e respeitar o momento da criança de conhecer o novo ambiente e estabelecer novas relações. À medida que ela vai se integrando, podem ser percebidas as influências positivas de sua permanência em uma sala que oferece boas condições para o seu desenvolvimento.