Lindas, coloridas, com um canto de dar inveja a qualquer um e, além de ter grande capacidade de voo, as aves são símbolo da diversidade animal, estando presente em todos os continentes com grande variedade de espécies.
Obviamente que a principal característica das aves é a possibilidade de voar e para isso elas têm adaptações, conquistadas ao longo do processo de evolução desses animais. Uma das adaptações são as penas, que favorecem em grande parte a estabilidade do voo, pois são leves e resistentes, rígidas na ponta e flexíveis nas extremidades, garantindo a sustentação no ar.
Passeando pelo jardim do colégio as crianças avistaram um ninho em cima de uma árvore. Demonstraram muito interesse, surgindo algumas perguntas: Será que tem passarinho lá? Porque está tão alto? Que passarinho fez esse ninho? Como ele fez?
A partir dessas curiosidades, resolvemos desenvolver um projeto sobre aves. Em roda a professora conversou com as crianças realizando algumas perguntas para obter um conhecimento prévio sobre o assunto: O que é uma ave? Várias respostas foram dadas e todos queriam falar ao mesmo tempo. Percebendo, de fato, que o assunto era interessante para eles. A professora preparou um projeto de estudo sobre as aves. Os alunos tiveram que fazer um trabalho em cartolina sobre os diversos tipos de aves, eles gostaram muito pois puderam aprender mais sobre está especie muito que surge curiosidades em muitas pessoas.