Esta foi mais uma atividade feita pelos alunos do quinto ano, a atividade tratava-se sobre o sistema solar.
A aula teve início com esta pergunta: “Quantas vezes já não olhamos para o céu e brincamos de contar estrelas?” De repente ouviu-se um grito: “Estrela cadente! Hoje nós vamos aprender um pouco mais sobre o sistema solar!”
Após a entusiasmada participação, os alunos aprenderam que o sistema solar é composto pelo sol, pelos planetas, por seus satélites e pelos chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros, entre outros. Todos esses corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que se possa entender de forma simplificada, giram em torno do sol. O sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras estrelas que compõem o universo estão distantes e são vistas apenas à noite como pequenos pontos de luz.
Os oito planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Após essa explicação os alunos tiveram que fazer em casa uma maquete do Sistema solar. Sendo assim, com muito entusiasmo e grande ajuda de alguns pais, eles trouxeram maquetes maravilhosas e souberam explicar direitinho todo o trabalho realizado.
Essa atividade fez com que os alunos e as famílias se sentissem desafiados a pesquisar e construir uma maquete simples, levando em conta o tamanho dos planetas e as posições em relação ao sol. Para mostrar como ficou o trabalho de cada aluno vejam algumas fotos.